Objetivo é informar, conscientizar e orientar os profissionais da saúde quanto ao cuidado com a saúde mental

Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, comemorado em 10 de setembro, foi lembrado por meio palestras no Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), que teve a finalidade de chamar a atenção para a questão do suicídio, causa da morte de aproximadamente 13 mil pessoas por ano no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, sendo a maioria jovens com idade entre 15 e 29 anos.

A ação foi voltada para os colaboradores da unidade com objetivo de informar, conscientizar e orientar os profissionais da saúde sobre a temática, a equipe de psicologia da unidade organizou uma série de atividades para a conscientização sobre a importância do autocuidado, de praticar a empatia, de conversar com familiares/amigos e profissionais da saúde mental.

Setembro é o mês de campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, sendo o dia 10 deste mês a data mundial de combate à atitude de tirar a própria vida. Apesar de ser um assunto delicado por parte da sociedade, a campanha acende a importância de falar sobre o tema , e de ouvir para ajudar a salvar vidas. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicadas em 2021, o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo.

AVISO

Tendo em vista o encerramento do contrato, o Hospital Estadual de Jaraguá não é mais gerido pelo Instituto CEM.

As informações constantes neste site referem-se ao período em que a gestão da unidade de saúde estava sob responsabilidade do instituto e estão sendo mantidas em cumprimento às leis de transparência vigentes.

Clique aqui para acessar o site de responsabilidade da atual gestão.